jump to navigation

Zebra! maio 4, 2007

Posted by Adriano Albuquerque in Chicago Bulls, Dallas Mavericks, Detroit Pistons, Golden State Warriors, Houston Rockets, Phoenix Suns, primeira rodada, San Antonio Spurs, Utah Jazz.
trackback

Confirmado: Dallas Mavericks eliminado dos playoffs pelo Golden State Warriors. Embora o Warriors tenha dominado o time por toda a temporada, um time que venceu 42 jogos e chega aos playoffs pela primeira vez em 13 anos contra um time que ganhou 67 e acabou de ser vice-campeão da NBA tem que ser considerado uma GRANDE zebra. O Warriors está de parabéns, e tenho certeza que já se tornou o time de opção de todos os torcedores já-eliminados do campeonato. Quer dizer, exceto pelos torcedores do Mavs.

O mais interessante é que isso muda toda a dinâmica destes playoffs do Oeste. Quem quer que saia do confronto Rockets x Jazz (empatado em 3 a 3 após a vitória do Utah por 94 a 82 em casa hoje) terá vantagem no mando de quadra, mas terá de ser capaz de fazer o que Dallas não conseguiu: parar o jogo de transição e forçar a superioridade de seus pivôs. Aparentemente, Houston é melhor equipado para isso, enquanto o Jazz correria um pouco mais. Mehmet Okur não joga no interior o suficiente para punir a diferença de altura do Warriors e seria vítima fácil do atletismo de Al Harrington na linha de três – por outro lado, ele tira Andris Biedrins do garrafão e permitiria mais espaço para Carlos Boozer.

Para Spurs e Suns, também muda tudo. San Antonio agora tem o prospecto de ter de enfrentar três times velozes em seguida. Sua experiência e força podem ser suficientes para segurar Nuggets e Suns, mas quando chegar a vez do Warriors – bem mais físico e agressivo que os outros dois na defesa – será que eles agüentam ou o cansaço vai ter tomado conta? Por outro lado, Golden State não tem resposta para Tim Duncan. Caso o adversário seja o Rockets, o jogo já ganha mais as características que o Spurs gosta e a classificação às finais pode ficar mais fácil. Com o Jazz, a situação já muda: Duncan pode marcar Boozer dentro, mas Deron Williams pode correr com Tony Parker e postá-lo no ataque, enquanto Okur provavelmente se esbanjaria com a relutância de Francisco Elson e Fabrício Oberto de saírem do garrafão para marcá-lo. Se Williams for marcado por Bruce Bowen, o Jazz ainda tem Derek Fisher, e tenho certeza que o Spurs lembra-se bem dele de uma certa cesta com 0,4s por jogar em 2004…
O Suns, após dominar o Lakers, terá um desafio enorme pela frente contra San Antonio, e Houston seria um adversário difícil, mas que o time tem como parar: Amaré Stoudemire consegue incomodar Yao Ming de ambos os lados da quadra e Shawn Marion e Raja Bell formariam a dupla responsável por segurar Tracy McGrady. Os outros dois concorrentes seriam caídos do céu: Phoenix impõe seu estilo de jogo veloz contra Utah, e o Warriors não corre mais que o Suns. Esse, aliás, seria o confronto entre o maior divulgador do estilo “equipe baixa com velocidade”, Don Nelson, e seu pupilo mais famoso e de maior sucesso, Mike D’Antoni. Muito intrigante.

Tudo isso ainda pode afetar as chances do Leste: Com o Mavs, esperava-se batalhas nas semifinais e finais de conferência que cansariam os times do Oeste e dexariam o confronto mais equilibrado. Mas não só o Leste terá suas próprias batalhas (Detroit x Chicago e, caso o Nets avance, Cleveland x New Jersey) quanto a tabela do Oeste parece menos forte agora. Suns e Spurs devem fazer uma série dura, mas quem quer que peguem na final seria decidido mais rápido e com menos drama do que contra Dallas. Ao mesmo tempo, pode sair do Oeste um time mais inexperiente e sem vantagem no mando de quadra como o Warriors e o Jazz, que favoreceria um Detroit e até um Chicago.

Segurem-se companheiros: os playoffs vão ficar ainda melhores agora.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: