jump to navigation

Racismo na NBA? maio 3, 2007

Posted by rbfn04 in curiosidades.
trackback

O New York Times publicou um estudo do assistente de professor da Wharton School, Justin Wolfers e de um estudante, Joseph Price. Segundo o estudo existe uma tendência na qual árbitros brancos apitam mais faltas de jogadores negros, e árbitros negros, apesar da tendência ser menor, de jogadores brancos. De acordo com as estatísticas levantadas pelos dois à diferença é suficiente para mudar o final de uma partida.

David Stern respondeu que a NBA procurou dados e acha que é tudo bobagem…

Para mim a grande história é criar alguma coisa onde nunca existiu. Alguém já pensou nisso? Por todos os anos que eu joguei e vi basquete nunca achei que um árbitro, por ser negro, me daria uma falta. Não é um exagero, já que a gente vive em um mundo cheio de racismo, levantar algo que, pelo menos na minha visão, nunca foi problema?

Wolfers diz que: “Basicamente o estudo sugere que, se você pintar um jogador de branco, vai ter mais chances de ganhar”. A palavra-chave sendo “sugere”, o que quer dizer que são estatísticas e não querem dizer muita coisa.

A grande pergunta é: “Como eles classificaram o Jason Williams?” ou essa: “Além de faltas alguma outra decisão de árbitros seria baseada em raça?” ou ainda: “Isso realmente é necessário?”

Comentários»

1. Adriano Albuquerque - maio 3, 2007

é q nos EUA essa questao do racismo é ainda mais sensivel do que aqui, rubens. eu nao to dizendo q no Brasil nao tenha racismo, isso é óbvio q existe por mais q tentem encobrir, mas lá é um drama muito maior e eles tao sempre procurando por uma nova teoria da conspiraçao
eu acho q isso é pura estatistica sem colocar em contexto muita coisa. como o john hollinger disse na espn, o periodo em q foi feita a pesquisa foi um em q houve um influxo grande de europeus brancos na liga, e o indice de faltas nesses jogadores tem a ver com 1- adaptaçao as diferenças das regras e 2- a propria forma de jogar deles. vamos ver os principais jogadores brancos da última década: nowitzki, ginobili, yao, stojakovic, radmanovic, kirilenko, brad miller. nenhum deles é do estilo fisico e batedor no lado defensivo, sao todos mais fluidos. o estilo de jogo americano, especialmente entre os negros por uma questao cultural, é de maior agressividade e contato. nao se trata de algo genético e nem de má vontade dos juizes, é como eles sao ensinados na escola e na faculdade

2. Ad C - maio 3, 2007

por outro lado, leia essa visão do artigo – http://thestartingfive.wordpress.com/2007/05/02/racism-in-the-nba-uh-oh/

eu acho q, na marcação de faltas, esse racismo afeta menos, mas acho q um estudo em cima das faltas tecnicas certamente mostraria um numero maior de tecnicas em cima de negros, e aí eu acho q entra racismo, sim


Deixe uma resposta

